quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Conceitos filosóficos em AIKIDO



Embora seja mais conhecido como uma arte marcial, o Aikido é também um profundo caminho espiritual. Seu objetivo é desenvolver as capacidades inatas de nossa ascendência divina. Foi essa a opinião de seu fundador, Morihei Ueshiba, que foi militar, agricultor, filósofo e um dos maiores mestres em artes marciais da história. Segundo a visão de O-sensei, “o grande mestre” – os praticantes do Aikido se referem ao fundador dessa forma em reconhecimento à sua contribuição para as artes marciais – o objectivo do Aikido é estimular a vida e a compreensão, e não derrotar os outros. O único inimigo que Ueshiba Sensei reconhecia era o inimigo dentro de si mesmo.


O-sensei declarou:

A verdadeira vitória do Aikido é atingir e eliminar o espírito da dúvida e do conflito que existe dentro de você. É entender e cumprir o destino que você recebeu da providência divina. Não importa qual seja a explicação filosófica dada para isso; a menos que seja realmente posto em prática, você não será diferente de qualquer outra pessoa. Através da prática do Aikido, esse poder e essa capacidade se manifestarão em você.

A origem básica do budo (caminho marcial) é o espírito universal de proteção, de crescimento e de salvação. É oferecer energias renovadas para si mesmo e para os outros. Os seres humanos são os filhos do espírito divino universal e se eles são infelizes é porque se desviam da sua própria natureza. O homem, de maneira egoísta, criou o sentimento do bem e do mal e então se esqueceu da sua própria natureza. No Amor Divino não há bem nem mal, felicidade nem infelicidade. Há apenas a constante entrega, numa tentativa de partilhar uma parte da preciosa dádiva da vida que a pessoa recebeu e que até agora continua a desfrutar.

Você não deve jamais ficar preso à ideia de que tem problemas, que é uma pessoa que tem um karma pesado ou de que é uma pessoa de pouco valor. Isso é o mesmo que insultar a si próprio e aos outros. Todas as pessoas partilham a mesma origem divina. Existe apenas uma coisa que é errada ou inútil: a ideia de que você é um indivíduo independente, separado dos outros. Dê graças e mostre gratidão. Trabalhe em favor do Paraíso nessa Terra. Assim, sua verdadeira natureza irá se desenvolver continuamente.