Além de servir como defesa pessoal, o Aikido traz equilíbrio emocional, autocontrole, disciplina, respeito, compaixão, noção de parceria e capacidade para reagir e evoluir rapidamente, trazendo melhorias significativas em todos os sectores da vida.
Os treinos são realizados em duplas, dentro de um espírito de cooperação e não de competição. No Aikido o importante não é o domínio do outro, mas o domínio de si mesmo. Os alunos mais antigos auxiliam os mais novos. Não existe um ritmo ou meta impostos aos alunos. Cada praticante segue seu caminho a seu modo, vencendo a si mesmo a cada dia. Desta forma o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, de ambos os sexos. Não há limite de idade nem é necessário nenhum condicionamento físico anterior.
Para as crianças o treino traz o sentido da disciplina, o contacto físico, o conhecimento e respeito aos próprios limites e dificuldades, a descoberta da própria força, o respeitar e ser respeitado. O Aikido auxilia as crianças a vencerem algumas dificuldades muito comuns como timidez, insegurança, dispersão, excesso de agressividade, dificuldades motoras, entre outras.
As técnicas aprendidas e praticadas são meios de se alcançar metas maiores para a formação do ser humano com base na saúde e na responsabilidade.