terça-feira, 30 de outubro de 2012
AIKIDO E ZEN
Aikido e a Influência do Zen
por Prof. Wagner Bull 6º Dan
Muitos chamam o Aikido como o " Zen em movimento". Na realidade, o objetivo do Aikido e do Zen é o mesmo, mas o método é diferente. No Zen, se procura treinar esvaziar a mente e depois deixar que outro centro assuma nossa consciência, no Aikido se procurar aumentar a percepção da mente, já no início, não focando em pensamentos isolados, isto posto, vamos falar das demais semelhanças entre as duas práticas. O máximo em tranquilidade mental consiste em ver a realidade tal como ela é. Assim, no Aikido como no Zen se procura uma postura que seja a expressão do máximo em tranquilidade possível a um ser humano. A grande diferença é que enquanto o Zen se pratica parado, o Aikido é treinado em movimento. A prática constante dos exercícios permitirá, inclusive, conservar esse estado de tranquilidade em todas as circunstâncias da vida, andando, descansando ou trabalhando. Se isso não acontecer, as ondas cerebrais estarão agitadas e tensas e a pessoa não terá a verdadeira tranquilidade. A ciência moderna define essa tranquilidade como sendo a perfeita integração do corpo e da mente ou a manifestação do verdadeiro Eu. O mundo de hoje está repleto dos mais variados ruídos. Uma entre dez pessoas apresenta distúrbios mentais e oito estão em situação periclitante. Vivemos numa época neurótica. Todos desejam tranquilidade física e mental. Talvez se deva a isso a actual procura dos métodos orientais para tranquilizar a mente. Devemos nos esforçar para o alcance dessa tranquilidade. O termo Zen vem do sânscrito diana, que na China modificou-se para zen-na, vindo posteriormente a ser abreviado para zen. Zen-na foi traduzido para "pensamento tranquilo".
Os antigos comparavam a mente à água dentro de uma vasilha, e diziam: Quando a vasilha se move a água se agita, mas quando fica imóvel o líquido fica tranquilo. Daí a ideia da prática do seiza, que passou a ser considerado o método correto para a abstenção da tranquilidade mental ser feita de forma imóvel. Isso porque, quando se está em pé, sem se ter o treino que o Aikido proporciona, o centro de gravidade do nosso corpo se acha em posição elevada, sem estabilidade suficiente, o que acarreta um estado de inquietude mental. E, quando se deita, a estabilidade do corpo é excessiva e provoca quietude mental também exagerada, gerando sonolência. Quando se dorme, obviamente não se está no estado de quietude mental visado. Além da posição sentada, buscaram-se condições ideais para a obtenção da quietude mental. Verificou-se por exemplo que, de olhos fechados, o praticante tem a sensação de estar balançando e se torna mais propenso ao sono. Por isso, os olhos devem ficar sempre abertos. Como não é bom que o corpo fique apertado, aconselha-se também que as vestes sejam folgadas daí no Aikido se usar o Dogui e o hakama, ambos roupas que dão grande mobilidade a quem as usa. Recomenda-se ainda que a coluna vertebral fique rigorosamente na vertical e que seja aumentada a quantidade de ar inspirada no processo respiratório. Para isso, o ideal é a respiração abdominal.
O Aikido usou estes conceitos e os introduziu em sua pratica, criando um eixo forte e imóvel apoiado no Hara, no baixo abdómen, de forma que ao se girar circularmente, de forma dinâmica como um peão, a velocidade acaba criando um centro imóvel, dando ao praticante a mesma sensação do Zen com o praticante em Seiza parado, mas no caso do Aikido com o corpo em movimento e com as vantagens decorrentes, ficando mais fácil para o aikidoca levar esta sua experiência para as actividades do cotidiano. Como no entanto ele usa movimentos e técnicas marciais para este fim, tem-se a vantagem adicional de estar aprendendo um eficiente arte marcial para defesa pessoal. A vida depende da respiração. O fim da respiração é um dos sinais da morte, fim da vida. Existe uma profunda relação entre respiração e saúde. Para ter uma vida longa, os sábios orientais sempre ensinaram que é necessário ter uma respiração profunda. Corpo e mente entram em quietude e são criadas melhores condições para a vida. Um adulto saudável respira doze vezes por minuto. A emoção aumenta esse número. Cólera, a emoção mais fácil de se observar, pode elevá-lo a quarenta por minuto. O corpo fica então extremamente exausto, o que prejudica a saúde. Uma pessoa normal, respirando normalmente, conserva um terço de seu volume sanguíneo mais ou menos estagnado no baixo-ventre. A respiração abdominal controlada acarreta uma circulação perfeita e é a usada na prática do Aikido.
Os antigos, como se ensina no Aikido, diziam que a mente estava localizada no ventre. Depois os povos, colocaram-na no peito. Hoje, os intelectuais e cientistas a situam na cabeça, no cérebro. Actuamos voluntária e conscientemente apenas sobre 5% de nossos neurónios, exercitando o pensamento, a memória, etc. Portanto, a recuperação da fadiga sofrida por essa parte é fácil. Entretanto, quando agimos de má vontade, obrigados por outrem, aumenta a actividade inconsciente, já que não o fazemos por vontade própria. Isso coloca em actividade 90% de nosso cérebro e provoca uma fadiga da qual não é fácil se recuperar. Uma pessoa de olhos fechados, em atitude de repouso, diminui sua actividade psíquica e tende a adormecer se permanece como está, ou, pelo contrário, tende a aumentar sua actividade se abre os olhos. Porém aquele que pratica correctamente o Aikido, como no Zen Tradicional, consegue, mesmo de olhos abertos, penetrar num estado profundo de repouso que nada tem a ver com o sono e conseguir realizar actividades físicas sem muito cansaço. Assim embora o Aikido e o Zen sejam práticas diferentes, tem muito em comum nos seus objectivos finais.